Soluções em Topografia - Georreferenciamento de Imóveis Rurais - Usucapião - Locação de Obras - Fotogrametria - Laser Scanner
A TRM Engenharia tem fornecido os melhores serviços em São Paulo e região há quase 10 anos. Ao trabalhar conosco, são garantidos preços justos, qualidade superior e serviço excepcional ao cliente.
O texto recolhível é ótimo para títulos e descrições de seção mais longos. Ele dá às pessoas acesso a todas as informações de que precisam, enquanto mantém seu layout limpo. Vincule seu texto ou configure sua caixa de texto para expandir com um clique. Escreva seu texto aqui
A História dos Drones: Novas maneiras de ver o mundo
O DRONE TRAZ BENEFÍCIOS: PARA A ENGENHARIA, AGRICULTURA, SEGURANÇA, SAÚDE, ENTRETENIMENTO E VEM NOVIDADES PELA FRENTE
A história dos drones é fascinante e está repleta de inovação e evolução tecnológica. Inicialmente desenvolvidos para fins militares, os drones passaram por uma transformação significativa ao longo das décadas, expandindo-se para uma variedade de aplicações civis e comerciais.
Nos primórdios, os drones eram usados principalmente para missões de reconhecimento e vigilância. Eles ofereciam uma maneira eficaz de coletar informações sem expor diretamente os soldados ao perigo. Com o avanço da tecnologia, os drones começaram a ser equipados com capacidades de ataque, desempenhando um papel crucial em operações militares em todo o mundo.
O primeiro uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que se tem noticia ocorreu em 1849, quando as forças austríacas atacaram Veneza com balões autônomos cheios de explosivos.
O conceito de Drone também foi inspirado na bomba voadora V1 criado pela Força Aérea Alemã na Segunda Guerra Mundial em 1944.
O Engenheiro Espacial Abraham “Abe” Karem é o inventor do Drone como conhecemos hoje. Quando ele iniciou no setor em 1977 eram necessárias 30 pessoas para controlar um Drone. Em 1981 Abe criou o Albatross, Drone que pesava apenas 90 kg e tinha capacidade de ficar até 56 horas no ar. O Albatross lançou as bases para o Gnat-750, que eventualmente se tornaria o MQ-1B Predator. Citado como um dos recursos mais procurados no campo de batalha, o Predator mudou fundamentalmente a guerra.
Os avanços no setor militar resultaram na chegada do Drone ao setor privado em 2006, quando a administração federal de aviação americana emitiu sua primeira licença comercial de Drone, desde então os Drones estão cada vez mais tecnológicos, acessíveis e velozes.
df
SIGEF - 2º edição NTGIR
POR TÚLIO R. MENDES - 16 DE JANEIRO DE 2023
Foi aprovado pela Portaria Nº 2.502, de 22 de dezembro de 2022 e publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de dezembro de 2022, a nova Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais a NTGIR 2º edição. A publicação liberou novas técnicas de posicionamento e a entrega dos arquivos RINEX.
O Georreferenciamento de Imóveis Rurais é obrigatório quando se pensa em desmembrar, parcelar, remembrar, realizar transferências e ações judiciais relativas aos imóveis rurais com área a partir de 100 hectares (ha). O Georreferenciamento só pode ser executado por profissional credenciando em conselho de classe (CREA) e credenciado junto ao SIGEF - Incra. As coordenadas coletadas no perímetro da propriedade devem ser enviadas ao Sistema de Gestão Fundiária em formato (.ods) para validação e certificação.
A nova publicação, que ocorreu em dezembro de 2022, trouxe algumas alterações em seu conteúdo e principalmente nos Métodos de Posicionamento. Anteriormente a essa norma técnica o método Sensoriamento Remoto já existia, mas apenas para imagens de satélites ou fotos aéreas em aeronave embarcada. Após vários testes relacionados a precisão e acurácia o novo método foi validado, a Aerofotogrametria com o uso de Veiculo Aéreo não Tripulado (VANT) e outras técnicas mais modernas.
-
Aerofotogrametria;
-
Radar aerotransportado;
-
Laser scanner aerotransportado; e
-
Sensores orbitais (satélites).
A partir do processamento das fotos aéreas podemos obter os seguintes produtos cartográficos: Ortomosaico, Modelo Digital do Terreno (MDT), Modelo Digital de Superfície (MDS) e Curvas de Nível, que poderão ser utilizados para auxiliar a identificação das feições a serem representadas, como: cercas, muros, rios, estradas, ferrovias, linhas de cumeadas, áreas alagadiças e ou limites inacessíveis. O produto usado para extrair as informações e posteriormente as coordenadas devera ser usado especificamente para cada tipo de limite.
Baixe a 2º NTGIR atualizada
Nova plataforma de visualização em 3D
Capture mais clientes e promova seu bem
VANTAGENS
Maior interatividade
14%
possibilita o cliente acompanhar o andamento da obra.
Aumento do acesso na página da empresa
50%
eliminando a necessidade de visitas ao local.
Tour Virtual 360°
30%
alcance mais clientes apenas com a visualização 3D.
Minimizando custos
16%